terça-feira, 18 de setembro de 2012

[FILOSOFIA] Xenófanes de Cólofon


XENÓFANES DE CÓLOFON [570 a.C – 470 a.C]

O período pré-socrático é o período das origens da filosofia grega. Período no qual o homem procura explicar o cosmos e toda natureza se distanciando das narrativas míticas já inculcadas pela tradição de Homero (Ilíada e Odisséia) e Hesíodo (Teogonia). A marca distintiva do período é a mudança de perspectiva perante o cosmo, o que antes era uma cosmogonia passa a ser uma cosmologia em que a physis (natureza, ordem do cosmos) passa a ser protagonista. Em outras palavras, a razão e não o mito é o parâmetro para a explicação. Xenófanes de Colofon se encontra nesse momento histórico. Xenófanes foi um grande crítico da tradição homérica, tornando-se um polêmico reformador religioso. Era completamente contra o antropomorfismo divino (quando os deuses têm forma de homem). Como pode deus ser deus quando se comporta como um mortal? Seria a inveja, a ira e os ciúmes predicados divinos? Foi um forte defensor da unicidade divina. “Se deus existe, ele é um só.” Xenófanes teve enorme influência no desenvolvimento religioso posterior. Além do mais, satirizou tanto os heróis dos jogos olímpicos quanto os deuses. Os primeiros, objetou lhes que as vitórias esportivas fossem superestimadas em comparação com as conquistas intelectuais; aos últimos, que seus mitos estivessem contaminados de imoralidade. Seguindo a lógica de Xenófanes, uma série de pensadores posteriores questionarão: é o homem é a imagem e semelhança de deus ou deus é a imagem e semelhança do homem? Acompanhe os fragmentos abaixo:

FRAGMENTOS DE XENÓFANES

1 - Tudo aos deuses atribuíram Homero e Hesíodo, tudo quanto entre os homens merece repulsa e censura, roubo, adultério e fraude mútua.
2 - Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões e pudessem com as mãos desenhar e criar obras como os homens, os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois, desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam tais quais eles próprios têm.
3 - Mas os mortais acreditam que os deuses são gerados, que como eles se vestem e têm voz e corpo.
4 - Os egípcios dizem que os deuses têm nariz chato e são negros, os trácios, que eles têm olhos verdes e cabelos ruivos.
5 - Um único deus, entre deuses e homens o maior, em nada no corpo semelhante aos mortais, nem no pensamento.

QUESTÕES

1 – Por que Xenófanes é considerado um polêmico reformador religioso?
2 – Por que era considerado um sátiro?
3 – O que criticava Xenófanes na religião grega de sua época?

Nenhum comentário:

Postar um comentário