terça-feira, 18 de setembro de 2012

[E.C] O BULLYING


O BULLYING


O BULLYING

O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre elementos da mesma comunidade (colegas) e o desequilibro de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, esta pode entrar em depressão.
Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afetivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“ têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos. Os autores do “bullying“ são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.
O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda coletiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.

PRÍNCIPAIS TIPOS DE BULLYING:

o          Físico (bater, chutar, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
o          Verbal (apelidos, gozar, insultar)
o          Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
o          Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
o          Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
o          Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
o      Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e celulares)
o          Alvos de “bullying” - são os alunos que só sofrem “bullying”
o          Alvos\autores de “bullying” - são os alunos que ora sofrem, ora praticam “bullying”
o          Autores de “bullying” - são os alunos que só praticam “bullying”
o          Testemunhas de “bullying” - são os alunos que não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e convivem num ambiente onde isso ocorre
Efeitos sobre os Alvos incluem:
o          Depressão reativa, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos
o          Stress de desordem pós-traumática
o          Torna-se também um agressor
o          Ansiedade
o          Problemas gástricos
o          Dores não especificadas
o          Perda de auto-estima
o          Medo de expressões e emoções
o          Problemas de relacionamento
o          Abuso de drogas e álcool
o          Auto-mutilação
o          Suicídio (também conhecido como bullycídio)

EFEITOS NUMA ESCOLA INCLUEM:

o          Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)
o          Alto nível de faltas indisciplinares por males menores
o          Desrespeito pelos professores
Como agir com uma vítima de BULLYING?
o          Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda
o          Não tente ignorar a situação
o          Procure manter a calma
o          Mostre que a violência deve ser evitada
o          Não o agrida ,nem o intimide
o          Mostre que sabe o que está a acontecer Converse com ele
o          Garanta a ele que o quer ajudar
o          Tente identificar algum problema atual
o          Com o consentimento dele tente entrar em contacto com a Escola
o          Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos
o          Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que agrediu
o          Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua auto-estima

CYBERBULLYING

COMO ENCARAR O CYBERBULLYING

o          Criar e manter um clima de comunicação aberta e conversas regulares sobre a Internet e as tecnologias, em vez de esperarem e apenas abordar o assunto quando ocorrer algum problema;
o          Encorajar as crianças/jovens a falar sobre os problemas com que se confrontam na Internet ou com outras tecnologias, como por exemplo os celulares e escutarem o que as crianças/jovens nos dizem;
o          Explicar às crianças e aos jovens que se forem vítimas de Cyberbullying a culpa não é deles;
o          Sublinhar que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas uma forma de afirmação que envia uma mensagem ao agressor que o seu tipo de comportamento não será tolerado e que não lhe será permitido continuar.
Como Prevenir o Cyberbullying
o          Eduque-se a si, aos colegas e alunos sobre como usar as tecnologias de informação e comunicação de forma ética, responsável e segura;
o          Eduque as crianças/jovens sobre os riscos de colocarem fotografias, vídeos e outros dados pessoais online que possam ser usados pelos seus colegas para atos de Cyberbullying;
o          Preste atenção aos que os seus colegas ou discentes lhe dizem sobre potenciais casos de Cyberbullying e não se limite a subestimar, criar falsos sentimentos de segurança ou até ignorar as situações que lhe são reportadas (por exemplo, “limita-te a ignorar”, “não leves isso a sério”, etc.);
o          Não reaja intempestivamente para proteger a criança/jovem. Por exemplo, não se ajuda uma vítima castigando-a. Se a criança é vítima de Cyberbullying, não lhe retire o direito de acesso ao computador ou à Internet;
o          Caso os seus colegas/alunos sejam vítimas de Cyberbullying, deixe claro que trabalhará com a criança/jovem para encontrar uma solução;
o          Monitorize a utilização das tecnologias de informação e comunicação pelas crianças e jovens a seu cargo. Faça-o escolhendo criteriosamente o local e o posicionamento do computador. Evite as áreas isoladas (quartos de crianças/jovens), preferindo os espaços de maior circulação.

Um comentário:

  1. Oi Professor!!A matéria está ótima!!Estudei MUITO para a sua prova!!Espero tirar um 10,0!!

    ResponderExcluir